quinta-feira, 17 de julho de 2014

{23 semanas} O tal do COLOSTRO


Já andava desconfiada devido a uns cheirinhos meio "azedos" no pijama logo de manhã e hoje tive a certeza - liquido saindo dos seios, o tal conhecido como colostro.

E afinal o que é o colostro? 
Diz no Wikipédia que o colostro é uma forma de leite de baixo volume secretado pela maioria dos mamíferos nos primeiros dias de amamentação pós-parto. 

O colostro é composto por vários fatores que ajudam no desenvolvimento e proteção do recém nascido, como a água, leucócitos, proteínas, carboidratos, entre outros. Gradualmente o colostro vai se transformando em leite maduro nos primeiros quinze dias após o parto. Este é de grande importância nas funções imunitárias de algumas espécies de animais, tendo sob sua responsabilidade a transferência de algumas imunoglobulinas que não conseguem passar pela placenta. 
É também a única substância capaz de eliminar todos os resíduos de mecônio do trato gastrointestinal do bebê, o que ajuda no amadurecimento e funcionamento eficiente do intestino, além de prevenir o possível aparecimento de alergias, infeções e diarreia. Isto tudo, se deve ao fato do colostro contribuir ao adequado controle e equilíbrio das bactérias que se desenvolvem no intestino do recém nascido. 

Visto que o colostro é rico em células imunologicamente ativas, anticorpos e proteínas protetoras, funciona cumpre a função de um primeiro soro (imunização passiva), protegendo o bebê contra infeções. Ou seja, ajuda a regular o próprio sistema imunológico em desenvolvimento porque:
  • É rico em Vitamina A
  • Ajuda na prevenção da icterícia
  • E vem em volumes pequenos, de acordo com a capacidade gástrica de um recém nascido.



Ok, mas eu estou grávida, é normal que me saia colostro dos seios?
R- Tema para próximo post ;)



Nenhum comentário: