quinta-feira, 3 de julho de 2014

{Psicologia} Quando é que a criança aprende o certo e o errado?

Olá menin@s, titi@s!!!

Parece um pouco cedo para abordar o tema aqui no blog, mas como preparei o post, enquanto psicóloga, para publicar num grupo de mamães ao qual pertenço no facebook, aqui vai.


Quando é que a criança aprende o que é certo ou errado?

É a partir do primeiro ano de vida quando a criança começa a ter uma maior consciência de suas atitudes e comportamento. Contudo, não existe a plena consciência de quando suas atitudes são positivas ou negativas, ou seja, de quando está certo ou quando está errado. Tudo isto equivale a dizer que está pronta para APRENDER sobre o certo e o errado, pelo que não é preciso esperar mais para começar a ensinar os limites à criança, ou seja, para aplicar consequências ao comportamento considerado errado.

A partir dos 2 anos de idade, o nosso bebé começa a ter bastante mais consciência das suas atitudes e a capacidade de entender como pode influenciar no nosso comportamento. Por outras palavras, já sabe como pode nos “manipular”. Por isso nesta idade é normal que as crianças “testem”, “ponham à prova” o adulto para exatamente descobrir quais são os LÍMITES, ou seja, até onde devem e podem ir com o seu comportamento. É assim, que as crianças descobrem e aprendem sobre o mundo à sua volta.
De certa forma, eu costumo dizer que elas estão exigindo do adulto aquilo a que têm direito, ou seja, a serem orientados. Aí o adulto deve assumir o seu papel de guia e mostrar os LÍMITES à criança, através do certo e do errado. Portanto, a partir dos 2 anos de idade o nosso bebé já entende o que é certo e o que é errado e consequentemente pode ser mais responsabilizado por suas atitudes e pelo seu comportamento.

NÃO SABER EXPLICAR O CONCEITO DO QUE É CERTO OU ERRADO NÃO QUER DIZER QUE A CRIANÇA NÃO ENTENDA E APRENDA QUAIS OS COMPORTAMENTOS CERTOS E QUAIS OS COMPORTAMENTOS ERRADOS.

Já diz o ditado, é de pequeno que se torce o pepino, por isso quanto mais cedo ensinarmos os nossos bebés o que é certo e o que é errado e que existem consequências boas e más para cada comportamento, maior garantia teremos de estar a contribuir para que no futuro sejam pessoas responsáveis, conscientes das suas atitudes e capazes de assumir e corrigir os seus erros. E especialmente de “voltar a cara” ao errado.

PACIÊNCIA
Sejamos pacientes, porque não vão aprender logo à primeira, precisam de tempo para “guardar/gravar aquilo na cabecinha. O comportamento pode (e vai) se repetir (porque as crianças são exemplos de persistência, vão nos testar quantas vezes acharem necessário) e a cada idade/etapa há sempre um novo comportamento a ser moldado, um novo limite a ser imposto.

CONSISTÊNCIA
Sejamos consistentes, a nossa resposta deve ser sempre a mesma, ou seja, o nosso desagrado ou agrado perante um determinado comportamento deve prevalecer independentemente do quando ocorrer (se estou de bom ou mau humor, se estou cansado ou "relax") e do onde (estamos em casa ou na rua, na presença ou ausência de outras pessoas).  

EXEMPLO/MODELO

Sejamos modelos¸ não adianta dizer a criança que determinada coisa não se faz se nós o fazemos. Um exemplo muito claro disto são os palavrões, rsrsrsrs. 


Bem, acho que falei do básico, não pretendo um post muito cansativo de ser lido. A continuação deste post vou postar outro texto falando da técnica do tempo fora (time out), que nos pode ajudar nesta tarefa de ensinar o caminho do certo e do errado aos nossos mais que tudo.

Estejam à vontade para colocar questões.

Beijos

2 comentários:

Nadia disse...

Genial Amiga! Se todas as psicologas fossem como tu querida!!!

Mãe de primeira viagem disse...

Obrigada Nádia. Beijos